Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias.
Pensar educação tem sido um exercício constante na sociedade tecnológica, uma vez que vivenciamos mudanças rápidas e significativas em todas as áreas da vida do ser humano.
A leitura da Entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” nos remete a uma profunda reflexão sobre as estratégias de ensino que estão sendo utilizadas pelos professores em plena era tecnológica. Realmente, da forma como estão sendo desenvolvidas as aula é visível o grande desinteresse por parte dos alunos em relação a aprendizagem dos conteúdos ministrados pelos educadores. E tudo isso é justificável diante dos recursos midiáticos existentes na escola que estão em desuso.
A escola ainda não despertou para a chamada aprendizagem situada, definida por Pedro Demo, na entrevista acima citada, como um aprendizado de tal maneira que apareça sempre na vida da criança. Aquilo que ela aprende, quando está mexendo na internet, são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada. A linguagem que ela usa na escola, quando ela volta para casa ela não vê em lugar nenhum. E nesse momento ele nos questiona: E aí, onde é que está a escola?
É fascinante a referência que Pedro Demo faz em relação ao processo de desenvolvimento da leitura e às linguagens multimodais. Um texto deve ter tudo isso para ser atrativo: som, imagem, texto, animação. As crianças têm que aprender isso. Ele afirma que nós ficamos quadrados até por causa desses textos que a gente faz. A gente quer pensar tudo seqüencial, mas a criança não é seqüencial. Ela faz sete, oito tarefas ao mesmo tempo. Continua destacando que o texto impresso vai continuar, é o texto ordenado. Mas vai entrar muito mais o texto da imagem, que não é hierárquico, não é centrado, é flexível, é maleável. Ele defende a idéia de que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda.
Esse curso é um pontapé inicial para a transformação do professor num profissional que explora as diferentes linguagens, proporciona a interatividade e que seja afinado com as novas tecnologias. É essencial a mobilização de todos os educadores em prol da melhoria do processo de ensino aprendizagem, através de discussões, leituras, debates, capacitações, formação continuada, especializações voltadas para o aprimoramento do fazer pedagógico que culminará n0 interesse e envolvimento dos alunos nas situações de aprendizagens promovidas pela escola.
Pedro Demo defende que “Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.” Esse é o x questão- investir no professor e ele precisa sentir esta necessidade, enfrentar suas limitações tecnológicas.
Pensar educação tem sido um exercício constante na sociedade tecnológica, uma vez que vivenciamos mudanças rápidas e significativas em todas as áreas da vida do ser humano.
A leitura da Entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” nos remete a uma profunda reflexão sobre as estratégias de ensino que estão sendo utilizadas pelos professores em plena era tecnológica. Realmente, da forma como estão sendo desenvolvidas as aula é visível o grande desinteresse por parte dos alunos em relação a aprendizagem dos conteúdos ministrados pelos educadores. E tudo isso é justificável diante dos recursos midiáticos existentes na escola que estão em desuso.
A escola ainda não despertou para a chamada aprendizagem situada, definida por Pedro Demo, na entrevista acima citada, como um aprendizado de tal maneira que apareça sempre na vida da criança. Aquilo que ela aprende, quando está mexendo na internet, são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada. A linguagem que ela usa na escola, quando ela volta para casa ela não vê em lugar nenhum. E nesse momento ele nos questiona: E aí, onde é que está a escola?
É fascinante a referência que Pedro Demo faz em relação ao processo de desenvolvimento da leitura e às linguagens multimodais. Um texto deve ter tudo isso para ser atrativo: som, imagem, texto, animação. As crianças têm que aprender isso. Ele afirma que nós ficamos quadrados até por causa desses textos que a gente faz. A gente quer pensar tudo seqüencial, mas a criança não é seqüencial. Ela faz sete, oito tarefas ao mesmo tempo. Continua destacando que o texto impresso vai continuar, é o texto ordenado. Mas vai entrar muito mais o texto da imagem, que não é hierárquico, não é centrado, é flexível, é maleável. Ele defende a idéia de que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda.
Esse curso é um pontapé inicial para a transformação do professor num profissional que explora as diferentes linguagens, proporciona a interatividade e que seja afinado com as novas tecnologias. É essencial a mobilização de todos os educadores em prol da melhoria do processo de ensino aprendizagem, através de discussões, leituras, debates, capacitações, formação continuada, especializações voltadas para o aprimoramento do fazer pedagógico que culminará n0 interesse e envolvimento dos alunos nas situações de aprendizagens promovidas pela escola.
Pedro Demo defende que “Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.” Esse é o x questão- investir no professor e ele precisa sentir esta necessidade, enfrentar suas limitações tecnológicas.
Olá Aldíza
ResponderExcluirTemos hoje várias oportunidades de aprender a tecnologia, mas como voce bem pontuou o professor precisar sentir essa necessidade, pois as oportunidades nem sempre vem 2 vezes. Parabéns por agarrar essa oportunidade que com certeza será muito valiosa em sua vida.
@braços,
Elisângela
Aldízia;
ResponderExcluirParabenizo-a pelo texto postado e aproveito para reafirmar suas palavras quando diz que este curso "é um pontapé inicial para a transformação do professor num profissional que explora as diferentes linguagens, proporciona a interatividade e que seja afinado com as novas tecnologias." Espero que as novas mudanças tecnológicas que estão adentrando pela escola façam parte da vida cotidiana do professor e que lhes sirvam de apoio.
Bjos
Eliana
Cara Colega;
ResponderExcluirParabenizo-a pelo o que foi colocado em relação a Pedro Demo quando ele afirma nós ficmos quadrados até por causa desses textos que a gente faz. A gente quer pensar tudo seguencial, mas a criança não é seguencial.
Abraços,
Raquel.
Aldízia,
ResponderExcluirSuas colocações acerca do texto de Pedro Demo são muito ricas e nos faz refletir como a integração das tecnologias na prática de sala de aula está muito além do ideal, pois o aluno nem sempre encontra na escola as inovações tecnológicas que ele conhece "fora dela".Concordo com você quando diz que esse curso é um pontapé inicial com mudanças significativas para o aprendizado dos alunos.
Aldízia, encanto com suas reflexões. Temos oportunidades para crescer profissionalmente e esse curso é um deles. Os professores necessitam acompanhar os avanços tecnológicos nessa era globalizada. A mudança é preciso, e rápido, porque os alunos estão muito espertos com a utilização do computador e da INTERNET. Concordo com você quando diz que é preciso investir no professor através de Formação Continuada(digital). É importante que o professor,sinta a necessidade do uso permanente das tecnologias.
ResponderExcluir