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quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias


Após a leitura dos textos indicados durante o curso Ensinando e Aprendendo com as TICs percebe-se que os estudos sobre a integração de tecnologias ao currículo são recentes e, precisa chegar até a dinâmica da sala de aula, a partir da sensibilização, aperfeiçoamento e mudança de postura dos profissionais da educação.
Antes de tudo, é essencial conhecer conceitos de currículo, para desenvolver esta integração. Eis, alguns deles:
Currículo é o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos. Um currículo é um programa de estudos ou um programa de formação, mas considerado em sua globalidade, em sua coerência didática e em sua continuidade temporal(..). (Forquin, 1996, p.188).
O currículo representa muito mais do que um programa de estudos (...). Mais do que isso, ele representa a introdução de uma forma particular de vida; ele serve, em parte, para preparar os estudantes para posições dominantes ou subordinadas na sociedade existente. O currículo favorece certas formas de conhecimento sobre outras e afirma os sonhos, desejos e valores (...). (McLaren, 1977, p. 216) .
Partindo desses conceitos, há diferentes olhares sobre currículo, pois cada autor representa o seu ponto de vista, visto de um ponto, parafraseando aqui Leonardo Boff. E, para efetivá-lo com eficácia, o professor deverá fazer uso de diferentes estratégias de trabalho. Nesse sentido, Maria Elisabette Prado defende um trabalho pautado na pedagogia de projetos, sob uma perspectiva de integração entre diferentes mídias e conteúdos. E, nesse processo, aponta para que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que aparecem.
Para desenvolver projetos é fundamental a mediação dos professores, que acompanharão todas as etapas do mesmo, orientando e criando situações de aprendizagens que propiciem o desenvolvimento da criatividade, da interatividade, autonomia da escrita e uma postura crítica e reflexiva dos educandos. O aluno ou servidor que tem a tecnologia como uma ferramenta de trabalho tem iniciativa, busca, pesquisa, argumenta e inova as suas atividades cotidianas.
Com a realização deste curso foi possível identificar diferentes situações ou ações que poderão ser integralizadas com as tecnologias e mídias existentes na escola, como também visualizar resultados significativos na aprendizagem dos alunos através do trabalho com projetos.
Outro aspecto importante se refere a nossa atuação enquanto multiplicadores desse curso. Para que o mesmo tenha significado e produza resultados qualitativos no processo educativo, precisamos saber o que, como, quando, onde e por que realizar determinadas atividades ou ações no âmbito educacional.
Um grande passo é investir constantemente na formação continuada, pois precisamos encontrar novas formas de caminhar, de ensinar e aprender com as TICs.






9 comentários:

  1. Aldízia, concordo com suas reflexões. Nós profissionais da educação devemos buscar qualificação e não deixar as oportunidades passarem. com certeza os resultados aparecerão lá na ponta "a escola".
    Beijos
    Elzirene

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  2. Aldízia, muito boa a sua reflexão acerca de currículo, de trabalhos com projetos e gostei sobretudo quando você diz que para alcançarmos os resultados desse curso devemos saber ser multiplicadores,com consciência de "o que, como, quando, onde e por que realizar determinadas atividades ou ações no âmbito educacional".
    Abraço!

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  3. Aldízia, formidável a sua reflexão acerca de currículo, interessante quando você diz que para desenvolver projetos é fundamental a mediação dos professores, que acompanharão todas as etapas do mesmo, orientando e criando situações de aprendizagens que propiciem o desenvolvimento da criatividade, da interatividade, autonomia da escrita e uma postura crítica e reflexiva dos educandos.
    Elizamar

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  4. Aldizia,
    Seu texto define muito bem o conceito de curriculo.
    É interessante quando você diz que é necessário investir na formação do professor para melhor trabalhar com as TICs. Com certeza precisamos aperferçoar melhor, esse curso é o primeiro passo.

    Marli

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  5. Realmente precisamos investir a formação continuada para que cada vez mais possamos estar inserido no undo tecnológico que tanto fascina nossos alunos.
    Parab´´ens pelos trabalhos realizados

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  6. Aldízia,
    Parabéns pela riquesa do seu texto. Realmente o tabalho de projetos com a integração das mídias é de fundamental importância para o cresciemtno dos alunos uma vez que eles aprendem fazendo, desde que o professor seja mediador nas dificuldades encontradas fazendo com que os alunos produzam conhecimentos novos e significativos para suas vidas.
    Luzia

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  7. Diante das mudanças constantes na sociedade, é preciso que o currículo seja flexível e estar em constante reformulação,para que isto aconteça precisamos investir nas formações continuadas, visto que estamos na era virtual.
    Aldízia você está de Parabéns com sua reflexão em conceito de currículo.

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  8. Parabéns Aldizia. Ótima reflexão.

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  9. Aldízia, como você é apaixonada pela educação! Educadora por convicção. Sua reflexão sobre o conceito de currículo está profundo. Parabéns pelas idéias brilhantes.

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