QUE BOM TER VOCÊ AQUI!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO


Não se questiona mais, hoje, o conhecimento técnico para uso eficiente e correto do computador, mas sim como essa ferramenta ajusta-se ao processo de socialização do aluno e como o professor está sendo preparado para minimizar e superar possíveis distorções em relação aos objetivos sócias e individuais da escolarização.(Carvalho e Barbieri)


A realização do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs veio de encontro ao questionamento da citação acima, pois promoveu o ajustamento das tecnologias aos objetivos educacionais de forma que a aprendizagem aconteceu de forma contínua. As leituras indicadas, a navegação no ambiente, as pesquisas consultadas, os blogs criados e os textos elaborados serviram de sustentáculo para o meu desempenho em cada módulo estudado.

Nos encontros presenciais tivemos a oportunidade de socializar os trabalhos produzidos, sanar dúvidas, estreitar laços de amizade e conhecer a dinâmica e conteúdo do módulo seguinte.

As atividades propostas foram bastante criativas, motivadoras e proporcionaram aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Interessante destacar que foi possível visualizar e descobrir novas formas de explorar as tecnologias existentes na Diretoria Regional de Ensino na realização de reuniões, encontros para estudo, divulgação das ações e planejamento das atividades diárias.

A minha relação com as tecnologias anteriormente a realização deste curso acontecia de forma “mecânica”, descontextualizada dos conteúdos de trabalho. Não percebia a importância de integrá-las ao trabalho que desenvolvo. No entanto, o curso em questão apontou inúmeras possibilidades de utilização das tecnologias, com um cunho pedagógico.

Uma atividade que me deixou fascinada foi o material existente no Portal do Professor, bem como a divulgação dos meus planos de aula no mesmo, causando-me alegria e orgulho.

As discussões postadas no fórum foi também um momento muito rico em aprendizagem. Já a criação dos blogs despertou uma competitividade agradável entre nós, os cursistas, que atualizávamos constantemente este ambiente ,e, ao mesmo tempo nos transformou em sujeitos pesquisadores e construtores de conhecimentos. Foi simplesmente incrível, nos tornamos alunos motivados e empolgados com as nossas produções.

As dificuldades que enfrentei no decorrer do curso são as relacionadas ao tempo destinado para realizar as atividades, que, às vezes eu não conseguia cumpri-lo. Mas, mesmo assim consegui superá-las.

Participar deste curso foi gratificante, pois contribuiu para o aperfeiçoamento do meu trabalho, motivou-me a buscar e explorar novas ferramentas tecnológicas e propiciou o surgimento de novas amizades. A tutora subsidiou em nossas limitações, nos incentivou na realização das atividades e monitorou os nossos resultados, orientado e intervindo , quando era necessário.

2 comentários:

  1. Realmente Aldízia, não é preciso somente conhecimento técnico, mas como contextualizar o computador e a internet com a sala de aula.Mais do conhecimentos teoricos precisamos da prática com metodologias e materiais que instigam o aluno a ler , escrever enfim ser sujeito da história.Também aprendi muito e penso que melhorei bastante,principalmente no que diz respeito ao uso das TIC no universo da Formação Continuada.Este curso foi benção de Deus na minha prática pedagógica.
    De Elzilene de Sales

    ResponderExcluir
  2. Olá Aldízia,

    Parabéns pelo seu trabalho na DRE, junto ao NTE e também pelo deu desempenho no curso.
    Continue utilizando as TIC cada vez mais e também essa ferramenta maravilhosa que é o blog.

    ResponderExcluir