QUE BOM TER VOCÊ AQUI!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Planejamento

Plano de aula com a utilização de hipertexto
Disciplina: História
Professora : Aldizia Carneiro de Araújo
Série: 3ª série do Ensino Médio
Objetivos :
1. Refletir sobre o papel da própria escola e da educação em suas vidas
2. Analisar dados estatísticos.
3. Estabelecer relações entre passado e presente, referente ao processo de ensino e aprendizagem.
4. Apresentar propostas de intervenção na realidade


Eixo Norteador: Trabalho e Cidadania

Competências:

1. Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
2. Perceber-se integrante e agente transformador da sociedade, identificando o papel da educação na promoção de interações e no crescimento pessoal e profissional.


Habilidades:

1.Desenvolver e utilizar instrumentos de sistematização dos dados de pesquisa.
2.Reconhecer o direito do outro de manifestar-se e apresentar suas idéias
3.Interpretar dados numéricos, bem como conteúdo científico e estético, relacionando esses conhecimentos com o conhecimento histórico.

Conteúdo: A educação brasileira

Estratégias:

1. Levar os alunos para o Laboratório de Informática, onde farão pesquisa no site do MEC, do INEP e também na Wikipédia sobre a tabela com a projeção do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola , os resultados do ENEM e do SARE (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar) e dados sobre a educação no Brasil. Dividir a turma em grupos e atribuir a cada um deles a tarefa de analisar alguns desses dados.

2. Depois da análise dos dados, apresente um breve histórico da educação no país. É importante que os alunos percebam: a desigualdade que sempre existiu no acesso à escola, como os diferentes governos trataram da questão da educação básica e o que mudou em relação ao presente. Peça que os alunos apresentem suas conclusões acompanhadas de um texto dissertativo, de uma paródia ou dramatização contemplando estudos sobre os dados estatísticos.

3. Solicite que os alunos entrevistem um membro da família que possa descrever como era a educação no passado e como se estabeleciam as relações dentro do ambiente escolar e familiar. As questões dessa pesquisa devem ser formuladas pela turma depois da definição de quais as perguntas mais relevantes. É importante que todos os alunos façam as mesmas perguntas, para que as respostas sirvam a uma análise coletiva.

4. Depois de realizadas as entrevistas, discuta com os alunos a que conclusões eles chegaram: o que melhorou na educação brasileira? O que realmente mudou? Algo piorou? Cada grupo elaborará um hipertexto contendo a análise dos dados, os resultados da entrevista e as conclusões dos alunos.

5. Após esta atividade será criado um blog da turma, onde os alunos postarão as atividades realizadas e farão os comentários que julgarem pertinentes.

Recursos Materiais:
 Computadores,
 Internet,
 Data show,
 Máquina digital,
 notebook
Atividades:
Após a realização de todas essas análises, leve à classe uma notícia sobre violência dentro da escola. Leia com a turma. Depois, divida os alunos em três grandes grupos. Os dois primeiros deverão elaborar uma proposta para solução do problema - quanto ao terceiro, deve ser encarregado de julgar qual das propostas é a mais pertinente, justificando sua decisão para o restante da turma.


Bibliografia:
Tocantins, Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do.
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/dia-da-educacao.jhtm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/pagina_principal

4 comentários:

  1. Aldízia;
    Gostei do seu planejamento que explorou bem os links.
    Você contribuiu para ampliar meus horizontes.
    Bjos
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Aldizia,
    Como você é criativa! Adorei o seu planejamento... Você está contribuindo muito com esse curso! Parabéns!
    Um abraço encantado!
    Hosana

    ResponderExcluir
  3. Aldizia,
    Seu planejamento está divino, contribuiu para o meu cotidiano, obrigada.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Aldizia,
    Como o seu planejamento está rico! Essa temática relamente é muito interessante, pois proporciona ao aluno uma feflexão sobre a Educação brasileira. Eles precisam buscar e entender a linha de pensamento dos governantes, como também o que estão fazendo em prol de uma educação de qualidade e igual para todos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir