QUE BOM TER VOCÊ AQUI!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cultura Afro-Brasileira

Em 2003, foi lançada a lei federal nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros. Apesar de o fato ter sido considerado importante por movimentos de luta dos negros em todo o país, existe uma discussão em torno da validade dessa proposta: ela realmente ajudaria a diminuir o preconceito desde a sala de aula, ou sairia pela culatra e aumentaria ainda mais a segregação, ao destacar a história do povo negro de outros temas curriculares?

Que tal conhecer alguns instrumentos de origem africana? Reco-reco, agogô, pandeiro, atabaque e berimbau, tamborim, cuíca, pandeiro, afoxé, caxixi, surdo, repinque...
Para ouvir o som de cada um deles e, o mais divertido, tocar junto com a banda.
Clique Aqui! Fonte: Canal Futura

Um comentário:

  1. Ola Aldízia
    Que legal a sua matéria sobre a Cultura Afro-Brasileira. Ameia a disponibilidade dos instrumentos utilizados como também a transmissão de sons de cada um deles. Que bom lembrar da história afro-brasileira que para muita gente não tem muita importância, mas que de alguma forma fazemos parte deles.
    Parabéns pela sua criatividade.

    ResponderExcluir