HIPERTEXTO? QUE ISSO?
A autora Ana Elisa Ribeiro(2006), atribui o inicio da história do hipertexto a Vannevar Bush e Theodore Nelson que contribuíram para a criação deste modelo que ganhou o espaço de objeto de estudo nos meios acadêmicos e entrou nas casas das pessoas, mesmos que elas não saibam que o “ texto” ou o “ambiente” em que os usuários navegam pode ter esse nome.
Desde os primórdios da humanidade, o homem tem buscado formas diferenciadas e eficientes de relatar a sua cultura e a sua história. Na sociedade da informação e comunicação, esta preocupação persiste e o homem tem desenvolvido diversos mecanismos não só de registro da sua história, mas de socialização, interação e construção do conhecimento.
Ao ler e navegar nos links de um hipertexto, tenho a sensação de estar diante de uma enciclopédia virtual e, ao mesmo tempo sinto a necessidade de estudar cada vez mais, questionar, buscar, construir novos conceitos e superar velhos paradigmas, no sentido de evidenciar que o conhecimento é inesgotável e ilimitado e pode ser reconstruído a qualquer momento.
Do meu ponto de vista, hipertexto é um conjunto de informações, em formato digital, ligadas por conexões, podendo ser gráficos, palavras, páginas, imagens ou sons, em que o acesso acontece a partir de hiperlinks ou links que permitem o acesso do usuários as mais diversas informações que alargam ou completam o texto original. Vale destacar que nesse processo os itens da informação não são ligados linearmente.
No sentido mais familiar, faço uma analogia do hipertexto com as experiências de vida registradas em nossa memória que são estimuladas através do pensamento (links), que nos permitem identificar, constatar, utilizar e aperfeiçoar as aprendizagens e construções adquiridas em determinada situação.
Aldízia,
ResponderExcluirO seu texto ficou maravilhoso, com uma linguagem clara, objetiva e traz muitas informações além da contextualização que foi um elemento importante para a construção do raciocínio do leitor. Concordo com você quando enfatiza a necessidade de estudarmos mais e mais para nos mantermos atualizados. Essa é uma realidade de todos nós educadores na qual devemos buscar novas práticas pedagógicas e de mãos dadas com as TICs. O assunto hipertexto é de uma riqueza imensa, pois me permitiu ir além do que eu imaginava, a contribuição dos colegas em relação ao tema tem sido muito proveitosa.
Continue sendo essa educadora leitora pois você ainda irá percorrer muitos caminhos fantásticos pela educação.
Parabéns!!!
Beijos!
Nilva
Olà Aldizia!!!Gostei muito do seu texto que refere sobre o hipertexto. Concorda quando voce comenta que é uma eciclopédia virtual, certamente se souber fazer uso,teremos uma grande ferramenta para nos subsidiar no nosso trabalho.
ResponderExcluirSeu blog, está um show!!!!