QUE BOM TER VOCÊ AQUI!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uma Gestão com liderança e participação

UMA GESTÃO COM LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO

Para atender às novas demandas da sociedade contemporânea, a escola precisa desenvolver um trabalho de qualidade, com resultados significativos de aprendizagem, tendo o diretor como uma pessoa que articula, coordena e gerencia o trabalho pedagógico com competência, agilidade, criatividade, transparência, comprometimento, responsabilidade e muito entusiasmo, de forma participativa e colegiada. Sob essa óptica, exige-se que a gestão seja democrática, esteja comprometida com a formação integral e o sucesso dos alunos.

O processo de gestão democrática, garantido tanto na Constituição Brasileira (1998) quanto na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 como o modo próprio de gerir as escolas públicas, é objeto constante de pesquisa e discussão, uma vez que ainda se percebe no âmbito escolar, atitudes de autoritarismo, centralização e disputa de poder por parte de alguns gestores, que mesmo conhecendo o que a lei determina, desenvolvem uma prática não condizente com o processo democrático. Freire (1996) afirma que “não é preciso ser autoritário para ter autoridade e nem silencioso para ter liberdade”.

Refletir sobre gestão democrática é acreditar em uma educação que seja compromisso social, temática em pauta nas reformulações das leis, responsabilidade de todos e tenha como missão a formação de um sujeito construtor de sua própria história, crítico, reflexivo, autônomo no pensar e no agir, capaz de realizar sonhos e mudanças no meio em que vive. Assim é fundamental trabalhar por melhorias contínuas do processo de ensino e de aprendizagem, avaliando o que foi realizado, estabelecendo novos metas e desafios e agindo com humildade e sabedoria.

Um gestor bem sucedido é aquele que, coletivamente, enfrenta os desafios cotidianos para promover o ensino de qualidade, acompanha o rendimento da aprendizagem que acontece na sala de aula, monitora o desempenho pedagógico, analisa e define juntamente com a equipe os melhores processos e estratégias pedagógicas.

Portanto, é urgente a necessidade do professor/gestor investir continuamente em seu crescimento pessoal e profissional para garantir as três competências indispensáveis para um bom profissional da atualidade, competência humana para trabalhar com pessoas; a política para visualizar o sistema educacional como um todo, e a competência técnica para se apropriar e atender às exigências legais e as inovações científicas e tecnológicas.

Porto Nacional, TO, 15 de outubro de 2010.