QUE BOM TER VOCÊ AQUI!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Planejamento

Plano de aula com a utilização de hipertexto
Disciplina: História
Professora : Aldizia Carneiro de Araújo
Série: 3ª série do Ensino Médio
Objetivos :
1. Refletir sobre o papel da própria escola e da educação em suas vidas
2. Analisar dados estatísticos.
3. Estabelecer relações entre passado e presente, referente ao processo de ensino e aprendizagem.
4. Apresentar propostas de intervenção na realidade


Eixo Norteador: Trabalho e Cidadania

Competências:

1. Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
2. Perceber-se integrante e agente transformador da sociedade, identificando o papel da educação na promoção de interações e no crescimento pessoal e profissional.


Habilidades:

1.Desenvolver e utilizar instrumentos de sistematização dos dados de pesquisa.
2.Reconhecer o direito do outro de manifestar-se e apresentar suas idéias
3.Interpretar dados numéricos, bem como conteúdo científico e estético, relacionando esses conhecimentos com o conhecimento histórico.

Conteúdo: A educação brasileira

Estratégias:

1. Levar os alunos para o Laboratório de Informática, onde farão pesquisa no site do MEC, do INEP e também na Wikipédia sobre a tabela com a projeção do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola , os resultados do ENEM e do SARE (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar) e dados sobre a educação no Brasil. Dividir a turma em grupos e atribuir a cada um deles a tarefa de analisar alguns desses dados.

2. Depois da análise dos dados, apresente um breve histórico da educação no país. É importante que os alunos percebam: a desigualdade que sempre existiu no acesso à escola, como os diferentes governos trataram da questão da educação básica e o que mudou em relação ao presente. Peça que os alunos apresentem suas conclusões acompanhadas de um texto dissertativo, de uma paródia ou dramatização contemplando estudos sobre os dados estatísticos.

3. Solicite que os alunos entrevistem um membro da família que possa descrever como era a educação no passado e como se estabeleciam as relações dentro do ambiente escolar e familiar. As questões dessa pesquisa devem ser formuladas pela turma depois da definição de quais as perguntas mais relevantes. É importante que todos os alunos façam as mesmas perguntas, para que as respostas sirvam a uma análise coletiva.

4. Depois de realizadas as entrevistas, discuta com os alunos a que conclusões eles chegaram: o que melhorou na educação brasileira? O que realmente mudou? Algo piorou? Cada grupo elaborará um hipertexto contendo a análise dos dados, os resultados da entrevista e as conclusões dos alunos.

5. Após esta atividade será criado um blog da turma, onde os alunos postarão as atividades realizadas e farão os comentários que julgarem pertinentes.

Recursos Materiais:
 Computadores,
 Internet,
 Data show,
 Máquina digital,
 notebook
Atividades:
Após a realização de todas essas análises, leve à classe uma notícia sobre violência dentro da escola. Leia com a turma. Depois, divida os alunos em três grandes grupos. Os dois primeiros deverão elaborar uma proposta para solução do problema - quanto ao terceiro, deve ser encarregado de julgar qual das propostas é a mais pertinente, justificando sua decisão para o restante da turma.


Bibliografia:
Tocantins, Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do.
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/dia-da-educacao.jhtm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/pagina_principal

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cultura Afro-Brasileira

Em 2003, foi lançada a lei federal nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros. Apesar de o fato ter sido considerado importante por movimentos de luta dos negros em todo o país, existe uma discussão em torno da validade dessa proposta: ela realmente ajudaria a diminuir o preconceito desde a sala de aula, ou sairia pela culatra e aumentaria ainda mais a segregação, ao destacar a história do povo negro de outros temas curriculares?

Que tal conhecer alguns instrumentos de origem africana? Reco-reco, agogô, pandeiro, atabaque e berimbau, tamborim, cuíca, pandeiro, afoxé, caxixi, surdo, repinque...
Para ouvir o som de cada um deles e, o mais divertido, tocar junto com a banda.
Clique Aqui! Fonte: Canal Futura

DINÂMICA DE GRUPO


A História da “Máquina Registrada”
Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.

Exercício da “Máquina Registradora”
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.

Declaração acerca da história: Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados ........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu ........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu....... V F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............ V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?


ENDEREÇO:http://www.cdof.com.br/recrea7.htm

Coisas importantes e significativas


HIPERTEXTO? QUE ISSO?


A autora Ana Elisa Ribeiro(2006), atribui o inicio da história do hipertexto a Vannevar Bush e Theodore Nelson que contribuíram para a criação deste modelo que ganhou o espaço de objeto de estudo nos meios acadêmicos e entrou nas casas das pessoas, mesmos que elas não saibam que o “ texto” ou o “ambiente” em que os usuários navegam pode ter esse nome.
Desde os primórdios da humanidade, o homem tem buscado formas diferenciadas e eficientes de relatar a sua cultura e a sua história. Na sociedade da informação e comunicação, esta preocupação persiste e o homem tem desenvolvido diversos mecanismos não só de registro da sua história, mas de socialização, interação e construção do conhecimento.
Ao ler e navegar nos links de um hipertexto, tenho a sensação de estar diante de uma enciclopédia virtual e, ao mesmo tempo sinto a necessidade de estudar cada vez mais, questionar, buscar, construir novos conceitos e superar velhos paradigmas, no sentido de evidenciar que o conhecimento é inesgotável e ilimitado e pode ser reconstruído a qualquer momento.
Do meu ponto de vista, hipertexto é um conjunto de informações, em formato digital, ligadas por conexões, podendo ser gráficos, palavras, páginas, imagens ou sons, em que o acesso acontece a partir de hiperlinks ou links que permitem o acesso do usuários as mais diversas informações que alargam ou completam o texto original. Vale destacar que nesse processo os itens da informação não são ligados linearmente.
No sentido mais familiar, faço uma analogia do hipertexto com as experiências de vida registradas em nossa memória que são estimuladas através do pensamento (links), que nos permitem identificar, constatar, utilizar e aperfeiçoar as aprendizagens e construções adquiridas em determinada situação.

FILMES FEITOS ESPECIALMENTE PARA VOCÊ




Gênio Indomável

Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro

Uma mente brilhante

Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.


Nenhum a menos

Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Pro dia nascer feliz

Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

O Amor é contagioso

Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Duelo de Titãs

Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.


Meu mestre minha vida

Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

Perfume de mulher

Resumo: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

Em luta pelo amor

Resumo :Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.

Escritores da liberdade

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

A Voz do coração

Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu.
Vem dançar

Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.
Conrack

Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

Aproveite o conteúdo destes filmes para tornar a sua vida melhor.